A CIDADE DE PÁDUA

O Município de Santo Antônio de Pádua está situado no Noroeste Fluminense ocupando a área de 611,981km², com a altitude de 86m. É constituído de 9 (nove) Distritos: Santo Antônio de Pádua (sede), Baltazar, Campelo, Ibitiguaçu, Marangatu, Monte Alegre, Paraoquena, Santa Cruz, São Pedro de Alcântara e Paraoquena. É servido pelas rodovias estaduais RJ-186, RJ-116 e RJ-188. Possui localização geográfica privilegiada por sua centralidade e vantagem locacional em função do eixo da rodovia que liga São Paulo e o Sudeste de Minas Gerais e Espírito Santo. O Município é considerado pelo CIDE-RJ, o primeiro colocado na região em captação de investimentos, na classificação do índice de qualidade dos municípios.


Distancia dos Grandes Centros

  • Rio de Janeiro (250Km)
  • São Paulo (590km)
  • Belo Horizonte (410Km)
  • Vitória (455Km)

População
Sua população recenseada em 2008 era de 42.093 habitantes.


Principais Atividades Econômicas
Pedras decorativas (maior produtor do Estado do Rio de Janeiro), fábricas de papel, pecuária de leite e de corte, bebidas, construção civil, centros médicos e hospitalares, comércio atacadista, distribuidoras de produtos alimentícios, fábricas de móveis e empresas prestadoras de serviços. Os consumidores contam os serviços das concessionárias Ford, Volkswagen, Chevrolet, Mercedes Benz, Honda e Yamaha.


Informações Turísticas
O Município é cortado pelo majestoso Rio Pomba, com suas lindas cachoeiras, com destaque para a Cachoeira dos Macacos e para o circuito de canoagem, localizado entre o Distrito de Paraoquena e a Cidade, onde são realizadas, anualmente, várias etapas do campeonato brasileiro da canoagem de descida. Santo Antônio de Pádua conta, ainda, com dois centros de compras (Pádua Shopping e Café Shopping), o Teatro Municipal Geraldo Tavares André e o Centro de Cultura José Laviaquial Biosca. Também se fazem presentes no Município, emissoras de rádio, retransmissoras das principais redes de TV e significativo número de periódicos. Com a permanente campanha de conscientização, visando a preservação ambiental, já é possível observar várias espécies de peixes nas águas do Rio Pomba, notadamente nas proximidades da ponte Raul Veiga, onde cardumes de Tainhas nadam tranquilamente. Os aficionados podem contar com as amplas instalações de três estações de pesque-pague.


Rede Hoteleira e Restaurantes
A Cidade conta com ótimas opções no setor. Hotéis e restaurantes que oferecem instalações agradáveis e confortáveis, além de cardápios fartos e variados.


Datas Comemorativas
Vários eventos cívicos, artísticos e culturais marcam o calendário do Município: Festival do Folclore, Festividades Natalinas, Carnaval, Semana da Pátria, Dia das Crianças, Exposição Agropecuária, Jogos Estudantis, Festival da Canção Popular e 13 de Junho, Dia do Padroeiro.