Faculdade Santo Antônio de Pádua

Acesse

Sistema Web



edital monitoria

anais

formas de ingresso

CPA - Proposta

A atuação da CPA pretende ser a sistematização de um amplo processo de reflexão desenvolvido pela Faculdade Santo Antônio de Pádua (FASAP), na construção de sua proposta de avaliação interna.

Um trabalho desse nível em sua fase de construção abre a possibilidade de toda uma comunidade educacional repensar sua caminhada e suas formas de andar por esses caminhos: Mais, o processo permite que, além do pensar, as pessoas possam produzir reflexão, isto é, sejam capazes de pensar sobre o próprio pensamento na busca de sua fundamentação.

Nesse processo o pensamento revisa a si próprio e é, então, a oportunidade de se acabar com idéias que não tem mais sentido no atual contexto institucional e de propor idéias e práticas inovadoras que possam corresponder aos novos anseios da comunidade.

Com isso, já é possível entender a importância da participação aberta a todos que se interessam pela vida institucional e por sua própria dinâmica na construção do saber.

O processo de avaliação interna da Faculdade Santo Antônio de Pádua é um instrumento que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da instituição de uma forma sistematizada, consciente, científica e participativa. É o caminho mais acertado para reinventar e reafirmar suas finalidades e objetivos.

A avaliação deve representar o compromisso de um grupo com uma determinada trajetória no cenário educacional. Há necessidade, porém, de clareza sobre a força e os limites desta proposta. A corporeidade da proposta acontece na interação entre os sujeitos: diretores, coordenadores de cursos, professores, funcionários, alunos e a comunidade como um todo, que são as pessoas que dão vida à instituição. Mais do que o papel, esta nova proposta de avaliação compromete pessoas com uma idéia, com uma nova prática transformadora.

A função, portanto, do projeto inicialmente realizado, foi de delinear o horizonte da caminhada, estabelecendo a referência geral, expressando o desejo e o compromisso dos envolvidos.

Esse trabalho como um todo deve ser compreendido numa perspectiva dinâmica, em constante reformulação, ainda que algumas partes sejam de "durabilidade" maior, como o marco referencial. Mas no seu conjunto, a proposta de avaliação, será sempre uma manifestação de sujeitos concretos que devem estar sintonizados com os avanços da ciência da educação e que, por isto, ousam reinventar as relações pedagógicas

FASAP - Faculdade Santo Antônio de Pádua
R. Deomar Jaegger, nº2, Alequicis, cep 28470-000, Santo Antônio de Pádua - RJ TEL: 22 3853-3393 / 3851-0667