ACONTECE NA FASAP

1º Torneio Interno de Xadrez

Aconteceu na FASAP, o 1º Torneio Interno de Xadrez com os alunos do 5º período do Curso de Licenciatura em Educação Física. O evento se deu no dia 15 de junho e foi organizado pelos professores Bethanea Tostes e Sebastião Xexéu (ex-aluno do curso de Licenciatura em Educação Física – FASAP), no contexto da disciplina Recreação e Lazer, com intenção de utilizar o Xadrez como instrumento sócio educativo.

O objetivo principal foi fazer com que os alunos assimilassem habilidades como concentração, raciocínio lógico, capacidade de tomar decisões, capacidade de antever jogadas, autocontrole, disciplina, respeito as próprias limitações e limitações alheias. Para jogar o xadrez é preciso desenvolver uma estratégia, analisar possibilidades, comparar suas condições em relação às do oponente, projetar futuras jogadas. Por lidar com planejamento de estratégias, os alunos, ao movimentarem as peças do jogo pelo tabuleiro, desenvolvem a astúcia com a realização de simulações mentais, que estimulam a imaginação na elaboração de uma tática vencedora.

Enfim, xadrez é esporte, é arte, é lazer... é a ginástica da mente. Previsto para o mês de setembro, o 2º Torneio Interno da FASAP.

Resultado final da categoria Feminina:

1º Débora Luz

2º Aline Santos

3º Betania Cypriano

4º Alexia Dias

5º Cinthya Petrilo

Resultado final da categoria Masculina:

1º Gabriel Caetano

2º Pedro Ribeiro

3º Gian Lucas

4º Kaíque Pereira