ACONTECE NA FASAP

ALUNOS DA ENGENHARIA CIVIL REALIZAM VISITA DE CAMPO EM OURO PRETO E MARIANA

Alunos do 5º período do curso de Engenharia Civil da FASAP, acompanhados pelos docentes da graduação Prof. Dr. Anselmo Biasse e Prof. Dr. Anderson Barbosa, participaram no último final de semana, nos dias 4 e 5 de maio, de uma visita de campo realizada no Museu de Mineralogia da UFOP em Ouro Preto/MG e Mina de Ouro da Passagem em Mariana/MG, respectivamente.

O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas foi criado em 1877, como Museu de Mineralogia, pelo francês Claude Henri Gorceix, fundador da Escola de Minas. Em 1995, foi ampliado e passou a se chamar Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas.

Hoje, possui nove setores de exposição: História Natural, Metalurgia, Siderurgia, Desenho, Topografia, Astronomia e Eletrotécnica. São mais de 30.000 peças vindas de todas as partes do mundo.

A Mina da Passagem é a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo, a Mina da Passagem guarda segredos e mistérios que encantam a todos. A descida para as galerias subterrâneas se faz de modo incomum, através de um trolley. O percurso tem 315 metros de extensão e chega a 120 metros de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago de águas cristalinas, formado pelos aquíferos que inundaram quilômetros de túneis, quando estes deixaram de ser bombeados.

A visita teve como objeto de estudo os tipos de rochas e minerais. Durante a visita nos setores de mineração e mineralogia, os alunos puderam visualizar e analisar o processo de formação e composição das rochas e minerais na natureza, bem como, a importância econômica que as mesmas exercem na região, o que proporciona ainda, uma interação com a comunidade local, explana o Prof. Anselmo Biasse.

A visita foi organizada e coordenada pelos professores Dr. Anselmo Biasse e Dr. Alex Gomes, a atividade fez parte de uma complementação do conteúdo trabalhado em sala de aula, cujo objetivo foi colocar os universitários em contato com as teorias estudadas.

GALERIA