ACONTECE NA FASAP

PALESTRA: GESTÃO DE CARREIRA E AS OPORTUNIDADES DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS

Aconteceu no auditório da FASAP no dia 16 de agosto de 2018, a palestra intitulada “Gestão de carreira e oportunidades de estágios profissionais”, oferecida aos alunos dos Cursos de Bacharelado em Administração e Psicologia da IES, ministrada pelos profissionais da empresa Smurfit Kappa da cidade de Pirapetinga-MG, Everton Lopes Almeida, Gerente de Recursos Humanos e Bruna Freitas de Carvalho, Analista de Recursos Humanos.

A palestra foi organizada e coordenada pelas professoras do Curso de Administração: Jeuziane Duarte Lamim, da disciplinas de Gestão de Pessoas I e II e coordenadora de atividades complementares da IES e a professora Lídia Azevedo Terra, das disciplinas de Estágio Supervisionado e Liderança e coordenadora de estágio supervisionado da IES, a qual teve como principal objetivo mostrar a importância de um gerenciamento eficaz de carreira como um diferencial competitivo tanto para os profissionais que já atuam no mercado quanto para os jovens profissionais iniciantes, principalmente através do ingresso nas empresas mediante estágio.

De acordo com a profª. Jeuziane Duarte, uma gestão de carreira adequada envolve, para o profissional, entre outros pontos fundamentais a definição de metas, planejamento, foco no objetivo e análise da trajetória profissional. A vida profissional é baseada nas escolhas feitas por cada um, na percepção do indivíduo do que é melhor para ele na sua profissão. A gestão de carreira é portanto um fato intrínseco do indivíduo, apenas ele poderá traçar seus objetivos e desenvolver métodos para alcançá-los. É certo que as empresas, famílias e amigos podem dar opiniões e influenciá-lo nas suas escolhas, porém nunca poderão decidir por ele, pois só ele sabe o que lhe satisfaz e motiva a fazer o melhor e então, ser o melhor no que faz. Uma carreira de sucesso inclui satisfação profissional, equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, alcançar objetivos e ter segurança financeira. Quem consegue gerir bem a sua própria carreira se sente muito mais completo. Esse sentimento se dá porque o indivíduo consegue ser feliz e realizado no que faz, gerando assim estímulo para continuar buscando novos desafios que agreguem ainda mais valor à sua vida. O profissional completo é aquele que, de fato, consegue administrar sua vida profissional, alcançado seus objetivos e sentindo-se, totalmente, realizado. Portanto, conclui-se que esse gerenciamento realizado de forma eficiente aumenta as chances de sucesso e realização pessoal e profissional, além de gerar para as organizações grandes diferenciais competitivos. Completando a profª Lídia Terra, reforça que o estágio é uma experiência muito importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional. E explica, que ele é diferente de um emprego tradicional, pois traz para os estudantes o conhecimento, competências e experiências práticas daquilo que estudam teoricamente na faculdade. Além disso, o estágio possibilita que o aluno aprenda de maneira mais objetiva alguns fatores de sua profissão que são mais bem compreendidos quando encontram-se no ambiente de trabalho. Afirma ainda que, mesmo que o estágio não garanta um emprego fixo no futuro, o estudante deve aproveitar essa chance para aprender com profissionais mais experientes que estão ao seu lado para o crescimento profissional, pois essas pessoas poderão servir como seus mentores, como referências profissionais além de poder aproveitar os novos contatos para outras oportunidades de trabalho. Por outro lado, a professora salienta a importância dos estagiários para as empresas, pois eles possibilitam as mesmas a manter-se sempre atualizadas, devido os mesmos trazerem inovações e mudanças que oxigenam os modelos de operação.

Na ocasião, os palestrantes aproveitaram a oportunidade para divulgar aos alunos de ambos os cursos duas oportunidades de estágio, sendo uma para a área de Recursos Humanos e a outra para a área de Controladoria da Smurfit Kappa.